39º Festival Maranhense de Coros começa nesta segunda-feira


A partir desta segunda-feira (07) tem início em São Luís o maior encontro dos grupos de canto coral do Norte/Nordeste. O 39º Festival Maranhense de Coros (Femaco), evento que integra o calendário do canto coral nacional, reunirá coros infantis, infanto-juvenis e adultos até o próximo dia 11 na capital maranhense. Com realização da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), via Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce), o Festival conta com o apoio de diversas instituições, dentre elas a Fundação Josué Montello.


Por meio do Femaco, a Ufma valoriza, divulga e democratiza a prática e o acesso público ao canto coral. A diretora do Dac e coordenadora geral do festival, Fernanda Santos Pinheiro, disse que o festival integra há 39 anos as atividades das políticas de extensão e cultura da UFMA. “O Femaco promove importante intercâmbio cultural e o congraçamento entre a UFMA, os grupos corais participantes e a comunidade local”, disse Fernanda Pinheiro.


“O 39º Femaco é aberto a grupos de canto coral do Brasil e de outros países. Ele não será competitivo e poderão participar grupos corais adultos de vozes mistas ou iguais, corais infantis e infanto-juvenis de todo o Brasil”, disse a diretora. A programação do 39º Femaco constará de um concerto de abertura, com a participação de todos os corais inscritos da cidade de São Luís, no dia 07 de outubro de 2019, às 18h, na Praça do Pantheon (Complexo Deodoro), Centro.


Haverá ainda apresentação individual nos dias 08 e 09 de outubro de 2019, das 16h às 18h dos corais infantis e infanto-juvenis e, das 20h às 22h, dos corais adultos, no Teatro Arthur Azevedo. Nos dias 10 e 11 de outubro/19, haverá itinerância nas Igrejas de São Luís em horário a ser confirmado com apresentação opcional para corais adultos. Para os corais adultos, na apresentação individual, dos dias 08 e 09 de outubro, o repertório é de livre escolha e poderá constar de três peças avulsas, para um tempo máximo de dez minutos. Nos dias 10 e 11 de outubro/19 – itinerância, o repertório poderá ser para um tempo de até vinte minutos.


Para os corais infantis e infanto-juvenis o repertório para apresentação individual será de três peças de livre escolha para um tempo máximo de 10 minutos. Caso o regente considere necessário explicar ao público sobre o repertório ou processo de trabalho, será deduzido do seu tempo de apresentação estabelecido no regulamento.


Com informações: DAC UFMA

20 visualizações
CONTATE-NOS

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira - 8h às 12h / 13h às 17h

 /

LOCALIZAÇÃO

Travessa do Currupira, 42 Centro

São Luís - Maranhão

CEP 65020-560

(98) 2107-7100 / 2107-7101

 

comunicacao@fjmontello.com.br

CONECTE-SE

Concepção e desenvolvimento: João Torres Jr.