O município de Bequimão realiza desde a última segunda-feira (07) a 8ª edição da Semana do Bebê Quilombola, evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, em parceria com a Fundação Josué Montello, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Secretaria de Estado de Igualdade Racial (SEIR) e Movimento Quilombola de Bequimão (MOQBEQ).
A abertura oficial do evento aconteceu na comunidade Marajá, com a presença de autoridades municipais, lideranças quilombolas e moradores das 11 comunidades certificadas pela Fundação Palmares.
Evento pioneiro no Brasil, a Semana do Bebê Quilombola é promovida desde 2013, quando o prefeito José Martins criou a Lei N. 09/2013, com o objetivo orientar a implantação de estratégias voltadas à primeira infância (crianças de até 6 anos). Além desse olhar para a população infantil, também são beneficiados com as ações pais, mães, cuidadores e demais moradores das comunidades remanescentes de quilombos.
Neste ano, durante a abertura do evento, será lançada a cartilha “Comunidades Remanescentes de Quilombos de Bequimão – MA: caracterização socioeconômica e ambiental”, elaborada pelos pesquisadores Izabel Funo, Caio Lourenço e Paulo Protásio, do IFMA Campus São Luís/Maracanã.
Os cinco dias do evento contará, ainda, com uma programação variada nos quilombos Ramal do Quindíua, Santa Rita, Mafra, Ariquipá, Marajá, Rio Grande, Sibéria, Pericumã, Conceição, Juraraitá e Suassuí.
O tema deste ano é “A primeira infância em tempos de Covid-19”. Nas atividades educativas, também estão sendo focados os jovens, com temáticas voltadas ao empoderamento da juventude participante. A proposta é preparar os adolescentes, em especial, para o protagonismo em suas comunidades e na sociedade, de forma geral.
ENCERRAMENTO DA 8ª SEMANA DO BEBÊ QUILOMBOLA
A 8ª Semana do Bebê Quilombola será encerrada no dia 11 de Dezembro, às 16h, na Praça da Matriz, no Centro, com a diplomação do Bebê Prefeito, apresentações de grupos de tambor de crioula e forró de caixa (Terecô), manifestações culturais tradicionais das 11 comunidades. Além disso, acontecerá a apresentação da Quadrilha Criança Feliz e da Juju Banda.
VEJA AS ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS DURANTE O EVENTO
Tema: Primeira Infância em Tempos de Covid-19
Oficina Diálogos de Meninas
Orientações e atualização da Caderneta do Adolescente
Atualização da Caderneta de Vacinação/Imunização
Avaliação Odontológica
Preventivo
Credenciamento e orientação de estabelecimentos da comunidade
Erradicação do Sub-Registro Civil; Benefícios Sociais e Atualização do Cadastro Único
Orientações e atualização da Caderneta do Adolescente
Atendimentos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família
Brincadeiras em tempos de Covid-19
Busca Ativa Escolar
Oficina de Meio Ambiente e empoderamento de meninas
Direito à convivência Familiar e suas violações
Consultas Médicas e Atualização da Caderneta de Vacinação/Imunização
MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A COVID-19
Segundo recomendação da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica de Bequimão, durante o evento, é obrigatório uso de máscaras, para evitar o contágio ou a proliferação do novo coronavírus em Bequimão. Todas as medidas profiláticas são adotadas pela organização.
Fote: A Tribuna de Bequimão
Comments