AJUDE! Campanha de apoio ao Hospital Universitário é intensificada


Na última semana, a Fundação Josué Montello, em parceria com a Fundação Sousândrade e Universidade Federal do Maranhão (UFMA) lançaram uma campanha para angariar insumos e recursos para otimizar o atendimento do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) aos pacientes com a COVID-19.


A Campanha denominada como AJUDE! lista uma série de materiais necessários à assistência e que estão sendo usados em grande escala durante o tratamento de pacientes com o novo coronavírus.


Composto por duas unidades, o complexo hospitalar está integrado à rede de atendimento para o novo coronavírus no estado do Maranhão, ficando a cargo da Unidade Presidente Dutra tratar o paciente da COVID-19 com maior grau de complexidade.


Para isso, O HU-UFMA está disponibilizando 40 Leitos de (UTI) para receber pacientes que precisem de suporte médico-hospitalar. Desses, 20 leitos já estão prontos, com todos os equipamentos necessários e aptos para entrar em funcionamento. No fluxo definido pela rede (composta pelo Município, Estado e União) os pacientes serão encaminhados da unidade de referência do Município, que em São Luís é o Hospital da Mulher, que está funcionando como porta de entrada para esses casos.


A Campanha surge exatamente em um momento onde existe uma necessidade extrema de reforço nessa estrutura, principalmente no que diz respeito aos materiais necessários ao atendimento.


Quem quiser colaborar pode utilizar duas formas: a doação dos insumos que estão listados nas peças da Campanha (lista abaixo) e publicadas nos sites e redes sociais das instituições parceiras e do próprio Hospital Universitário, ou por meio de depósito ou transferência bancária para a conta específica da ação, identificada nos mesmos materiais e canais. A doação pode ser feita de qualquer quantidade de itens ou qualquer valor, por pessoa física ou jurídica.


Para reforçar a ação, os gestores das instituições gravaram vídeos onde conclamam a participação da sociedade. Gravaram, o reitor da Ufma, Natalino Salgado; a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages; a presidente da Fsadu, Evangelina Noronha; e a presidente da Fundação Josué Montello; Maria de Jesus Jorge Torres. Em sua fala, a presidente Jesus Torres, fala da importância do HU para toda a sociedade maranhense e da urgência da ação.

Para o assessor de comunicação da FJMONTELLO, João Torres Jr, que coordena a ação na instituição, a doação de materiais ainda está tímida neste momento, mas acredita que com a intensificação da Campanha esse número deve aumentar.


“Sabemos da dificuldade que a sociedade está tendo para encontrar hoje no mercado alguns itens que estão listados na relação de insumos, inclusive para consumo próprio, mas é preciso sensibilizar também as empresas maranhenses e as que estão instaladas em nosso solo que, certamente, tem maiores possibilidades de aquisição desse material”. Para João Torres, cada item doado, cada real destinado à Campanha, tem um impacto imensurável no tratamento do paciente. “Às vezes as pessoas acham que doar apenas alguns itens ou um pequeno valor não ajuda muito. Mas, muitas vezes é esse tipo de doação que acaba fazendo a grande diferença”, destacou.


A Campanha AJUDE! tem conseguido também o engajamento de várias pessoas em redes sociais como Instagram e Facebook, por exemplo, o que tem difundido ainda mais a ação.“Divulgar a Campanha, também é uma importante forma de ajudar”, finalizou Torres.


VEJA A RELAÇÃO DE ITENS QUE PODEM SER DOADOS


RELAÇÃO DE ITENS QUE PODEM SER DOADOS:

• Avental cirúrgico descartável (estéril);

• Avental hospitalar manga longa (SMS);

• Filtro HEPA para ventiladores mecânicos;

• Luva de procedimento P, M, G (uso em área de saúde);

• Máscara cirúrgica;

• Máscara N95 (PFF2);

• Óculos de proteção;

• Óculos de sobreposição;

• Papel Toalha;

• Protetor Facial;

• Touca descartável com elástico;

• Álcool etílico 70% almotolias 100ml;

• Álcool etílico 70% frasco 1000ml;

• Álcool etílico 70% gel refil 800ml;

• Sabonete Líquido à base de lauriéter sulfato de sódio (LESS), pH neutro, sem antisséptico, frasco 1000ml;

• Sabonete Líquido à base de lauriéter sulfato de sódio (LESS), pH neutro, sem antisséptico, refil 800ml.

PONTOS DE ARRECADAÇÃO

FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE – ENDEREÇO: Rua das Juçaras, Q- 44, n- 28, Renascença 01 (próximo ao laboratório Cedro Kids)

FUNDAÇÃO JOSUÉ MONTELLO – ENDEREÇO: Travessa Silva Jardim, 42, Centro (Em frente ao Serviço de Urologia do HUUFMA, antigo laboratório)

As doações também pode ser feitas por meio de Depósito/Transferência Bancária

BANCO DO BRASIL

Agência: 3846-6

Conta-corrente: 8804-8

FSADU FJM HU UFMA

CNPJ: 07.060.718/0001-12


VEJA OS VÍDEOS DA CAMPANHA



0 visualização
CONTATE-NOS

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira - 8h às 12h / 13h às 17h

 /

LOCALIZAÇÃO

Travessa do Currupira, 42 Centro

São Luís - Maranhão

CEP 65020-560

(98) 2107-7100 / 2107-7101

 

comunicacao@fjmontello.com.br

CONECTE-SE

Concepção e desenvolvimento: João Torres Jr.