FJMONTELLO E UNICEF doam meia tonelada de alimentos a jovens em São Luís

Atualizado: Ago 10


A Fundação Josué Montello em parceria com Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) fez a doação na manhã desta sexta-feira (7) de cerca de meia tonelada de alimentos e 500 unidades de produtos de higiene pessoal à jovens e instituições culturais integrantes do projeto Biti-Orum. O projeto é desenvolvido pela Fundação no bairro Liberdade, em São Luís, e é voltado a adolescentes e jovens negros em situação de vulnerabilidade pessoal e social na região, visando o fortalecimento de sua identidade étnica, cultural e a redução da violência juvenil.

Hoje, o projeto conta com 15 associações culturais integradas e 200 jovens atendidos em ações que promovem o protagonismo desses adolescentes, com vistas a contribuir para a garantia dos direitos humanos.

A ação desta sexta-feira foi articulada com o Unicef por meio do Núcleo de Projetos Sociais da FJMontello. De acordo com Gisele Padilha, coordenadora do Projeto Biti-Orum, a situação de vulnerabilidade de várias famílias aumentou consideravelmente neste período de pandemia da Covid-19 e o Unicef que já é nosso parceiro em outros projetos não hesitou, entendeu e atendeu à nossa proposta.

Para Thaylaine Cristina, integrante do projeto, a ajuda, para quem mora na periferia, chega em um momento extremamente complicado e os encontra em uma situação muito precária. “Nós precisamos muito dessas doações. A doação chegou em um momento que vai nos ajudar muito”, afirmou.

Segundo a coordenadora do Projeto foi feito um mapeamento de famílias e associações que tinham maior urgência para o recebimento dos kits. “Nem todos os participantes estão no mesmo grau de dificuldade. Uns trabalham e outros, mesmo com dificuldade, continuam mantendo ou ajudando a manter suas casas. Procuramos priorizar, realmente, quem está em situação de maior carência”, ressaltou Padilha. Os produtos doados foram montados em forma de cestas básicas e kits de higiene. Cada participante recebeu 1 kit de cada tipo.

De acordo com Wanderson Pereira, integrante de uma das associações participantes do projeto, diante deste cenário caótico em que estamos vivendo a doação desses itens, a atitude é bastante louvável. “Realmente é muito preciso. Existem muitas pessoas que não tem de onde tirar seu sustento neste momento e ajudar essas pessoas mostra o quanto ainda há solidariedade e humanidade. Só temos a agradecer”, destacou Wanderson.

Solidariedade – O Unicef, em parceria com instituições públicas e privadas tem atendido diversas comunidades em todo o estado por meio de doações de produtos alimentícios e de higiene neste período de pandemia. A Fundação Josué Montello vem cumprindo também o seu papel social, articulando, ofertando e promovendo ações neste mesmo intuito.

De acordo com a superintendente da Fundação, Maria Ocirema Oliveira, a FJMontello é uma instituição que tem em sua história a forte atuação nas causas sociais e neste momento de pandemia não poderia ficar distante das necessidades da sociedade. “Estamos envolvidos em ações de apoio desde o início dessa pandemia. Conseguimos uma grande mobilização em prol do Hospital Universitário em um momento muito delicado e com esses jovens, não poderia ser diferente. Só temos a agradecer ao Unicef por acreditar e confiar em nossa proposta”, finalizou.


18 visualizações
CONTATE-NOS

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira - 8h às 12h / 13h às 17h

 /

LOCALIZAÇÃO

Travessa do Currupira, 42 Centro

São Luís - Maranhão

CEP 65020-560

(98) 2107-7100 / 2107-7101

 

comunicacao@fjmontello.com.br

CONECTE-SE

Concepção e desenvolvimento: João Torres Jr.