...
top of page
Foto do escritorFundação Josué Montello

Fjmontello, UNICEF e poder público realizam encontro sobre imunização infantil em terreiros no Maranhão



São Luís foi palco de um marco significativo na promoção da saúde infantil e valorização das tradições culturais afro-brasileiras. No último dia 6 de dezembro, o Segundo Encontro de Cocriação - Terreiros Espaços de Saúde, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Fundação Josué Montello e a Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde (Renafro), reuniu lideranças religiosas, representantes do poder público e sociedade civil na Casa do Tambor de Crioula, no centro histórico da capital maranhense.


O evento integra o projeto VacinAxé, que busca engajar terreiros de matriz africana na promoção da imunização infantil e no fortalecimento dos direitos das crianças e adolescentes. A iniciativa, desenvolvida em colaboração com as secretarias estaduais de Saúde, Direitos Humanos e Participação Popular, e Igualdade Racial, destacou o papel das lideranças religiosas na disseminação de informações sobre imunização.


Saberes ancestrais em prol da saúde

Com ações implementadas em cinco terreiros de diferentes municípios, como Paço do Lumiar, Icatu, Pindaré, Codó e São Luís, o projeto adotou uma abordagem participativa, unindo saberes tradicionais e estratégias de saúde pública. “A metodologia reconhece e valoriza os terreiros como espaços de proteção à vida, reconhecendo suas contribuições culturais e espirituais para a sociedade”, enfatizou Claudett Ribeiro, uma das coordenadores do projeto.


Entre as atividades do encontro, lideranças religiosas discutiram temas como o acesso aos serviços de vacinação e estratégias de comunicação para ampliar a cobertura vacinal em comunidades do entorno. Documentos e materiais elaborados de forma colaborativa foram apresentados, unindo elementos culturais e espirituais à promoção da saúde.


Resultados e próximos passos

O evento também serviu para apresentar os resultados das oficinas realizadas em outubro, que abordaram os desafios e oportunidades para melhorar a adesão à imunização infantil. Os materiais desenvolvidos, segundo os organizadores, servirão como guia para agentes comunitários replicarem ações práticas em seus territórios.

Ao final, ficou evidente o potencial dos terreiros em se tornarem aliados fundamentais da saúde pública no Maranhão. Com o fortalecimento de laços entre a ciência e a tradição, a iniciativa VacinAxé pretende se expandir para novas localidades, impactando ainda mais famílias e crianças.



 



 

9 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page