...
top of page

Fundação Josué Montello Comemora 27 Anos de Apoio e Transformação Social no Maranhão


Na semana em que comemorou o seu 27º aniversário, a Fundação Josué Montello promoveu uma série de atividades envolvendo parceiros e seu quadro de funcionários.

Na segunda-feira (11), dia de instituição da Fundação, o evento contou com um momento onde reuniu o Grupo Técnico de Projetos Sociais e parceiros do projeto Biti Orum, desenvolvido há 10 anos no bairro da Liberdade, em São Luís, e que atende jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na região. A reunião faz parte de um processo de realinhamento das ações do projeto e contou ainda com a participação da superintendência e gerentes da FJMONTELLO.


Na quarta-feira (13) a manhã começou com uma atividade de acolhimento conduzida pela psicóloga Yalkíria Bezerra por meio da Dança Circular que integrou todo o grupo em momentos de relaxamento e espiritualidade.


Em seguida, a assistente social Benigna Almeida promoveu uma importante reflexão sobre o papel de cada colaborador no dia a dia da Fundação, seus projetos e da importância do individual na construção da história da instituição.


As atividades da semana de celebração foi realizada na sexta-feira (15) com uma bela homenagem à ex-funcionária Maria Augusta Costa, falecida há 5 anos e que dará seu nome a um novo espaço que será criado e integrado aos jardins do prédio sede da Fundação. O anúncio foi feito na presença de seus familiares que estiveram presentes no evento. Uma manhã de muita emoção para todos que conviveram com a inesquecível Augusta, uma das funcionárias mais antigas da FJM. A homenagem foi seguida por um momento ecumênico.


E como não poderia deixar de acontecer, o dia foi finalizado com o tradicional “Parabéns!!!” e as fotos com toda a equipe.


Nossa história - Em 11 de setembro de 1996, a instituição que leva o nome do escritor e ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão, foi criada com o objetivo principal de apoiar o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), possibilitando a implantação de vários serviços de saúde por meio da contratação de profissionais e da melhoria e criação de novos espaços físicos para o atendimento de milhares de maranhenses nas diversas unidades que compõem, atualmente, o complexo hospitalar do HU-UFMA.


Além de todo o apoio dado nesses 27 anos de existência, por ser configurada com uma instituição sem fins lucrativos, a FJMONTELLO, como é chamada carinhosamente, já investiu milhões de reais nos serviços realizados pelo Hospital Universitário, cumprindo o seu papel social e reforçando o compromisso firmado com a sociedade.


Com a evolução do seu trabalho como instituição de apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, Ciência e Tecnologia, a Fundação tem ampliado seu raio de ação, figurando em importantes parcerias com o Governo do Estado, Municípios, empresas privadas, a própria Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e, mais recentemente, o Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA). Entre os diversos projetos apoiados nesses quase 30 anos de atuação, podemos destacar o Método Canguru, o Banco de Leite Humano, o Telessaúde Maranhão, a Universidade Aberta do SUS (UNASUS) e a viabilização do funcionamento do Instituto Médico Legal e Serviços de Verificação de Óbito na capital e interior do estado, por exemplo, além de importantes projetos de pesquisa científica desenvolvidos pelo Centro de Pesquisas do HU-UFMA.


Com isso, a Fundação reforça seu papel estatutário e consolidou seu nome como uma instituição comprometida com a evolução e realização de ações que promovam a qualificação das entidades parceiras e resultem numa melhor qualidade de vida para a população maranhense.


Ampliando ainda mais suas ações, a Fundação desenvolve também uma série de Projetos Sociais que envolvem crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em algum tipo de situação de vulnerabilidade social. Destacam-se o trabalho feito com crianças rurais quilombolas em municípios da baixada maranhense e o executado jovens no bairro da Liberdade em São Luís.


Novos projetos têm sido promovidos constantemente em novas temáticas e sempre buscando a articulação e parceria com instituições com expertise reconhecida na linha de atuação.


No apoio a projetos técnicos, um dos grandes diferenciais apresentados pela Fundação é a plataforma de gestão remota por meio de modernas interfaces e ferramentas que objetivam o auxílio à gestão dos projetos pelos coordenadores de forma célere e segura.


Com a tecnologia utilizada, a Fundação oferece grande dinamismo em seus processos de compra e no atendimento aos pedidos de aquisição/contratação provenientes dos projetos, por exemplo. As interfaces trazem conteúdos com grande nível de detalhamento e alto padrão de ilustração de gráficos, proporcionando a otimização de todo o processo, maior precisão e celeridade nas prestações de contas, atendendo ao que é exigido atualmente pela legislação vigente.

O procedimento é parte de um trabalho constante da FJMONTELLO de tornar os processos cada vez mais dinâmicos, otimizados e transparentes, o que resulta em uma correta utilização dos recursos aplicados, na celeridade das ações e na obtenção de resultados que beneficiem de forma significativa a sociedade.


A Fundação Josué Montello apoia projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico em áreas como: administração, assistência social, ciência e tecnologia, educação, meio ambiente, planejamento, saúde, segurança e tecnologia de informação e na consecução de suas finalidades: organizar e prestar serviços, nas áreas acima definidas, a órgãos ou entidades, podendo celebrar convênios, contratos, acordos e outros instrumentos, com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.



16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page