A Fundação Josué Montello, por meio do seu Grupo Técnico de Projetos Sociais participa nesses dias 03 e 04 de outubro do VIII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância. O objetivo do evento é estimular reflexões sobre a importância da equidade de oportunidades na primeira infância para a construção de um país mais justo.
O evento conta com a participação de especialistas nacionais e internacionais, de diferentes áreas dos setores público e privado, que, por meio de palestras e debates mediados, discutem práticas e programas para o melhor desenvolvimento das crianças brasileiras. O foco está em três abordagens principais: o meio e a genética; a pobreza e o acesso à oportunidades; equidade e qualidade dos serviços públicos.
O Simpósio é também uma oportunidade de networking para fortalecer a rede que atua pelas crianças do nascimento aos 6 anos.
A Fundação Josué Montello desenvolve projetos integrados à temática primeira infância em comunidades com grande vulnerabilidade social em municípios do interior e na capital do estado do Maranhão. Atualmente, essas ações acontecem em projetos como a Semana do Bebê Quilombola, realizada em parceria com a prefeitura municipal de Bequimão e o Projeto Cuidar, coordenado pela Defensoria Pública do Estado e que tem a FJMONTELLO como uma das instituições colaboradoras.
Para Gisele Padilha, integrante do GT Projetos Sociais da Fundação Josué Montello, que participa do Simpósio Internacional, as discussões trazem a possibilidade de fortalecimento do trabalho realizado pela FJMONTELLO. “Nós iniciaremos muito em breve um trabalho com crianças no bairro Liberdade, em São Luís, e essa faixa etária, de 0 aos 6 anos, que compreende a primeira infância está contemplada, e esse conhecimento discutido e compartilhado no evento será extremamente importante para todo o nosso trabalho realizado”, ressaltou. Pela Fundação Josué Montello participa também do evento a Profª Claudett Ribeiro, consultora da área de Projetos Sociais.
Primeira Infância - é o nome dado aos primeiros anos de vida, em particular, os seis primeiros, de um ser humano, que são marcados por intensos processos de desenvolvimento. É uma fase determinante para a capacidade cognitiva e sociabilidade do indivíduo, pois o cérebro absorve todas as informações, as respostas são rápidas e duradouras. Segundo especialistas, as crianças nesta fase precisam de oportunidades e estímulos, para que possam desenvolver cada uma de suas aptidões.
Comments