...
top of page

Presidente da FJMONTELLO lança livro sobre memórias no bairro da Liberdade



O presidente da Fundação Josué Montello, médico e professor universitário, Alcimar Nunes Pinheiro, apresenta nesta quinta-feira, 17, seu livro "Boi Solto".


O lançamento acontece às 19h, no auditório do Palácio Cristo Rei, localizado na Praça Gonçalves Dias, em São Luís. O livro, publicado pela Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA), oferece aos leitores um tesouro de recordações vívidas de sua infância passada no bairro Liberdade, na capital São Luís. Esse local serviu como palco fundamental para suas aventuras e travessuras de infância.


"Boi Solto" mergulha na época do movimentado matadouro que foi estabelecido no bairro em 1918, um período repleto de atividade fervilhante. O próprio nome do bairro foi influenciado por esse contexto histórico, evoluindo para "Campina do Matadouro" à medida que a urbanização moldava a área. Hoje, a fusão de bairros, incluindo Liberdade, Camboa, Floresta e Fé em Deus, forma o maior quilombo urbano da América Latina.


O título do livro, "Boi Solto", alude diretamente a uma expressão usada pelos moradores como um alerta sempre que um touro desgarrado circulava livremente pelo caminho que levava ao antigo matadouro. Os gritos de "Boi Solto" eram um sinal para as pessoas em seu caminho buscarem refúgio para sua segurança. Naturalmente, como o próprio autor narra com humor na introdução do livro, esse cenário se tornou fonte de excitação para as crianças, que aproveitavam o caos como uma oportunidade para provocar ainda mais os touros e assustar a população da área. Sem mencionar as corridas envolvendo porcos e os inevitáveis tombos dos jovens aventureiros.



Através da coleção de mais de cinquenta contos envolventes, Alcimar recria habilmente uma era vibrante de seu bairro natal, tecendo contos cheios de charme e sentimentalismo, ambientados na Rua Alberto de Oliveira, no matadouro e até mesmo na estação de bondes de São Luís, onde seu pai, carinhosamente conhecido como "Seu Doca", trabalhou. Essa obra monumental não estaria completa sem a representação das amizades da infância, já que várias páginas do livro ganham vida com personagens como Zeca, Joca, Tobico, Afonso Jacaré, Porquinha e outros.


Nas mais de 150 envolventes páginas, os leitores são conduzidos a uma jornada imersiva através de delícias culinárias, crenças locais, das animadas competições esportivas, atrações culturais e até mesmo a alegria simples de um banho de maré. Uma leitura encantadora e cativante que transporta os leitores de maneira fluida para as preciosas lembranças de infância do autor.


Sobre o autor - Alcimar Nunes Pinheiro é médico formado pela Universidade Federal do Maranhão, Doutor em pneumologia pela Universidade Federal de São Paulo, Professor Titular da UFMA, membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, e membro titula da Academia Maranhense de Medicina.





15 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page