...
top of page

Projeto Mulheres de Eugênia promove o empoderamento feminino

Atualizado: 17 de mar. de 2020


O Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), equipamento vinculado à Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), em parceria com Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), CRAS e Fundação Josué Montello realiza nesta sexta-feira (13) o projeto Mulheres de Eugênia, voltado às mulheres dos bairros Liberdade, Camboa, Alemanha e Fé em Deus. O evento celebra a Semana da Mulher e é uma grande ação que disponibiliza atividades de lazer, cultura, saúde, estética, debates, entre outras.


Um dos focos principais do projeto é discutir pontos relevantes para o universo feminino, como a importância da mulher na sociedade, conquista de espaço no mercado de trabalho e empoderamento, bem como momentos marcantes da história que foram protagonizados por figuras femininas, tendo como escolhida para ser homenageada a Sra. Eugênia, 107 anos, residente do bairro da Liberdade, sendo essa a mulher mais longeva e, principalmente, tendo sua história de vida como um retrato de luta, autonomia e emancipação.


A Programação vai das 8h às 17h e conta também com Oficinas; Serviço de Orientação Social; Atendimento Médico; Aula de Atividade Física e Dia da Beleza.


De acordo Sebastião Cardoso, gestor do CIT, a ação é uma homenagem à Dona Eugênia, matriarca do bairro Liberdade, mas é voltado a todas as mulheres. Segundo ele, o evento tem grande importância na valorização da mulher e funciona como um grande espaço que auxilia na formação e transformação da realidade. “É um momento de contribuir para que a mulher ocupe cada vez mais o seu lugar na sociedade. Isso é uma conquista dessas comunidades. Gerando oportunidades nós estamos possibilitando a mudança na vida dessas pessoas”, enfatiza Cardoso.


A Fundação Josué Montello, por meio de seu Núcleo de Projetos Sociais, sob coordenação de Gisele Padilha, é uma das grandes parceiras na concepção e organização do Mulheres de Eugênia. Com uma rica história de participação e promoção de projetos sociais na região do bairro Liberdade, a FJMONTELLO, tem um consistente trabalho com grupos em situação e vulnerabilidade social, especialmente, jovens e adolescentes.


Para Gisele Padilha, “fazer parte do Mulheres de Eugênia é transpassar a perspectiva de atuação da Fundação, entendendo a importância da mulher no contexto familiar e como as mudanças empreendidas por elas tem interferência direta no comportamento das famílias e de seus entes”, ressaltou.


“É preciso fortalecer a mulher mas, para isso é preciso dar exemplos vivos de luta, de história, e a lucidez e vida de Dona Eugênia, no auto dos seus 107 anos, soma-se à essa necessidade e traz uma rica referência”, destacou Gisele.

Evento homenageia Dona Eugênia Rosa Pereira, moradora mais velha do bairro Liberdade, com 107 anos




84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page