...
 

Semana do Bebê Quilombola é encerrada em Bequimão


Com uma vasta programação, a IX Semana do Bebê Quilombola foi encerrada na noite desta terça-feira (30). Playground, tambor de crioula e forró de caixa deram o tom à festa que começou logo cedo na Praça Santo Antônio, na sede do município. Durante a semana, foram realizadas mais de 80 ações, que aconteceram de maneira simultânea em 11 comunidades quilombolas já certificadas e em 10 comunidades que estão em processo de certificação junto a Fundação Palmares. Ao todo, mais de 2.500 bequimãoenses quilombolas foram assistidos durante os cinco dias da ação.

A criançada de até seis anos, público alvo do evento, se divertiu bastante depois de uma semana de programação intensa, repleta de cuidados com a primeira infância. Este é o caso dos pequenos André Cruz, Ellen Monique, Mariana Castro e Wellison Pereira, que vieram das comunidades Juraraitá e Pericumã.

“To gostando muito. Venho todo ano. Tem vários brinquedos legais e a gente sempre vem pra aproveitar”, disse André, de Pericumã, bastante feliz e entusiasmado em aproveitar tudo o que foi preparado para ele e para tantas outras crianças do município. “Eu tô me divertindo muito. Tá maravilhoso. Tô amando”, enfatizou Mariana Castro, de Juraraitá, sem rodeios e inteiramente dedicada em aproveitar a programação.

Lideranças quilombolas e autoridades, bem como a população em geral, também atenderam ao convite da gestão João Martins e compareceram ao evento. “É um momento muito importante para os bebês quilombolas e também pra gente. Nós estamos aqui, com a força de Deus, para participar dessa linda festa que vem coroar todo esse trabalho e dizer que nos empenhamos ao máximo durante esses cinco dias em prol do cuidado com a primeira infância quilombola do nosso município”, afirmou Luciano Rodrigues, representante do Movimento Quilombola de Bequimão (MOQBEQ).

Quem também participou da festa de encerramento da Semana do Bebê Quilombola foi o vereador Professor Ivaldo (PT), líder quilombola da comunidade Juraraitá. “A Semana, como sempre, foi bastante proveitosa, principalmente para nós quilombolas. Porque é uma programação que tem um olhar especial para as nossas comunidades negras daqui de Bequimão. Espero que ela possa atingir cada vez mais comunidades quilombolas, como aconteceu este ano. A gente só tem agradecer pela continuidade desse projeto, que foi implantado pelo ex-prefeito Zé Martins e que segue sendo realizado pelo nosso atual prefeito, João Martins, valorizando e reconhecendo a importância das comunidades quilombolas de Bequimão”, disse o vereador Professor Ivaldo, de Juraraitá.

Por problemas de saúde, o prefeito João Martins (MDB) não conseguiu participar do evento, mas fez questão de deixar a sua mensagem “Quero agradecer em nome do secretário Fábio Silva, a todos os secretários(as) e suas respectivas equipes de colaboradores, que se dedicaram e se empenharam ao extremo, com compromisso, comprometimento e o verdadeiro espírito de servidor público. A nona edição da Semana do Bebê Quilombola foi a prova de que se verdadeiramente caminharmos juntos, com espírito de cooperação mútua e preparados para enfrentar as dificuldades, e desafios que surgirem no decorrer do caminho, estaremos cumprindo nossa dever e missão de fazer o melhor para os cidadãos do nosso município. Essa edição já se apresenta como uma meta e um objetivo a ser superado em 2022. E quanto as nossas comunidades quilombolas, tenham a certeza de que iremos trabalhar com dedicação e empenho para que a décima edição seja ainda melhor que a deste ano” afirmou o prefeito de Bequimão.

O prefeito João Martins foi muito bem representado na festa de encerramento pelo ex-prefeito e secretário municipal de Governo, Zé Martins, responsável pela implantação da iniciativa inédita não só no município, mas em todo o país. “É sempre um prazer imenso estar na minha querida Bequimão, principalmente atendendo ao convite das nossas comunidades quilombolas, que são tão especiais pra mim e moram no meu coração. Comunidades pelas quais tudo que eu pude fazer eu fiz durante as minhas duas gestões, no sentido de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, afirmou o ex-prefeito de Bequimão.

Já o vice-prefeito Magal destacou o protagonismo exercido pelas comunidades quilombolas ao longo dos últimos anos. “Inicialmente, eu quero pedir uma salva de palmas para vocês que acreditam, participam e confiam na forma como a nossa gestão tem conduzido a política de igualdade racial no nosso município. Sem o apoio de vocês, nada do que vivemos hoje seria possível. Há nove anos, vemos em nosso município uma verdadeira rede de assistência às nossas comunidades. Tudo isso é motivo de muito orgulho para todos nós que fazemos parte da gestão do município de Bequimão”, declarou o vice-prefeito Magal.

Também participaram da cerimônia de encerramento os secretários Sidney Bouéres (Administração e Finanças), Josmael Castro (Assistência Social); Edmilson Pinheiro (Cidadania e Participação Popular); José Orlando (Planejamento), Rodrigo Martins (Cultura e Turismo); Professor Zeca (Educação) e Otoniel Gusmão (Segurança Pública); além dos vereadores Jannyslea Matos e Carlinhos de Severaldo, representando a Câmara Municipal de Bequimão.

A nona edição da Semana do Bebê Quilombola contou com atualização da caderneta de vacinação; orientações sobre hábitos de higiene e protocolos sanitários; práticas qualificadas de educação infantil (rodas de leitura, concurso de redação e jogos pedagógicos); brincadeiras tradicionais; orientações sobre cuidados responsivos no âmbito da assistência social, como o fortalecimento vínculos e a prevenção à violências sexual e física contra crianças; Cine Quilombo; além de serviços socioassistenciais, como a inclusão de famílias de baixa renda na Tarifa Social de Energia Elétrica e a atualização do Cadastro Único, essencial para a concessão de benefícios sociais pelo Governo Federal.

“Fizemos a Semana do Bebê Quilombola com muita união. Então, o meu agradecimento em primeiro lugar a Deus, ao prefeito João Martins e a todos os nossos secretários que estiveram junto conosco, dando força. Cada um dentro da competência de suas secretarias. E também quero agradecer o apoio da coordenação do MOQBEQ [Movimento Quilombola de Bequimão], que não me deixou só e nos ajudou muito também com a Semana do Bebê Quilombola. Estamos juntos”, declarou o secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial, Fábio Silva, que já integrou o MOQBEQ antes de ser convidado para assumir a pasta.

Para o secretário municipal de Administração e Finanças, Sidney Bouéres, o evento mostra o compromisso da gestão com as famílias quilombolas de Bequimão. “Com o saldo muito positivo, encerramos mais uma semana do bebê quilombola em nossa cidade. Pelo nono ano consecutivo, a prefeitura de Bequimão levando ações, alegria e sobre tudo “dignidade” a todas essas comunidades tradicionais, tão merecedoras de tudo isso. O resultado positivo é a comprovação, do empenho e compromisso da gestão com os quilombolas bequimãoenses”, descreveu Bouéres.

Bebê Prefeita

Assim como nos outros anos, o último dia da Semana do Bebê Quilombola também deu espaço à diplomação da bebê prefeita. Sim, neste ano e mais uma vez, uma menina de Ramal de Quindíua foi a eleita para o cargo e vai receber assistência integral da Prefeitura de Bequimão até novembro do ano que vem. Emanuely da Hora Amorim não nasceu, estreou.

A filha de Benilza da Hora Corrêa e Hailton Cantanhede estava com todos os holofotes voltados para si ao receber a faixa da ex-bebê prefeita, Ramylli Ariela Amorim Martins. O ex-prefeito Zé Martins foi quem realizou a transferência da faixa para a mais nova bebê prefeita do município.



Mais atrações

Já era noite, mas a festa estava bem longe de acabar. Teve Desfile da Beleza Negra, Tambor de Crioula de Santa Rita, e, por fim, Patati e Patatá Cover fizeram um verdadeiro show, com participação da Peppa e da Frozen, levando a criançada a loucura na Praça Santo Antônio. Eufóricos, meninos e meninas não pararam um só segundo. Era difícil encontrar quem não soubesse na ponta da língua os maiores sucessos da dupla de palhaços ou não conhecesse os personagens que fazem sucesso no universo infantil.





13 visualizações0 comentário