...
top of page

Acessibilidade

A Fundação Josué Montello está comprometida em fornecer um site acessível ao maior público possível, independentemente das circunstâncias e de sua capacidade. Nosso objetivo é aderir ao máximo às Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo Web (WCAG 2.0, Nível AA), publicadas pelo World Wide Web Consortium (W3C). Essas diretrizes explicam como tornar o conteúdo da web mais acessível para pessoas com deficiência. A conformidade com essas diretrizes ajudará a tornar a web mais amigável para todos. Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado. Também está integrado em nosso site o aplicativo de Tradução automática VLibras que consiste em gerar automaticamente conteúdos digitais em Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

 

Embora a FJMONTELLO se esforce para aderir às diretrizes e padrões de acessibilidade, nem sempre é possível fazê-lo em todas as áreas do site e estamos trabalhando para otimizá-lo cada vez mais. Saiba que, devido à natureza dinâmica do site, problemas menores podem ocorrer ocasionalmente uma vez que ele é atualizado com regularidade. Estamos sempre buscando soluções para deixar todas as áreas do site no mesmo nível de acessibilidade geral da web.

Se você tiver quaisquer comentários ou sugestões relacionadas à melhoria da acessibilidade do nosso site, não deixe de nos contatar pelo e-mail sitefjmontello@gmail.com, ou diretamente em nosso site por meio do formulário de CONTATE-NOS disponível em seu rodapé. Seu feedback nos ajudará a fazer melhorias.

 

 

ALGUMAS ORIENTAÇÕES:

 

Para aumentar a fonte, é só usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.

Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.

Teclas de atalho por navegadores

Internet Explorer e Google Chrome:

  • “Alt” + “1” - ir para o conteúdo

  • “Alt” + “2” - ir para o menu

  • “Alt” + “3” - ir para o rodapé

Firefox:

  • “Alt” + “Shift” + “número”

Opera:

  • “Shift” + “Escape” + “número”

Safari e OmniWeb:

  • “Ctrl” + “número”​

Navegação por tabulação

Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.

Sugestões de programas disponíveis para pessoas com deficiência

  • - Nitrous Voice Flux: controla o computador por voz. Gratuito;

  • - NVDA: software livre para ler tela – vários idiomas (Windows);

  • - YeoSoft Text: leitor de tela em inglês e português;

  • - Jaws for Windows: leitor de tela – vários idiomas;

  • - Virtual Vision: leitor de telas em português do Brasil;

  • - DOSVOX: sistema para deficientes visuais (Windows ou Linux).

bottom of page