...
 

Projetos Apoiados

Box azul ilustrativo para evidenciar texto com letras brancas

Projetos Técnicos

01 - QUALIFICAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO BÁSICA PARA PROFISSIONAIS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E S-ATENÇÃO

Objetiva produzir recursos educacionais destinados a
cursos para Atenção Básica de acordo com as diretrizes e padrões técnicos da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS/UFMA). 

 

02 - CURSOS AUTOINSTRUCIONAIS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE E S-VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Objetiva oferecer cursos de capacitação em Vigilância em Saúde para profissionais do SUS, prioritariamente atuantes na área da Vigilância em Saúde, na modalidade a distância, estimulando a educação continuada para os profissionais da área de saúde e gerando, no exercício de sua prática, novas competências e posturas adequadas ao modelo de Atenção proposto.

 

03 - CURSOS AUTOINSTRUCIONAIS EM GESTÃO PÚBLICA EM SAÚDE E S-GESTÃO EM SAÚDE

Objetiva oferecer cursos de capacitação autoinstrucionais em Gestão Pública em Saúde e S-Gestão: desenvolvimento e aplicação de jogo eletrônico educativo como instrumento de educação em saúde, referenciados para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e acadêmicos em geral

04 - PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO NA ÁREA DE ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

Objetiva dar poio Técnico e estrutural à execução do Programa de Extensão de Qualificação na área de Atenção Básica em Saúde que visa a qualificação de profissionais selecionados pelas políticas de provimento e fixação de profissionais que tenham sido contratados pelos municípios ou admitidos como trabalhadores-estudantes bolsistas do Ministério da Saúde.

05 - PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA (LIBRAS)

Objetiva produzir materiais instrucionais na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) aplicadas à saúde para a formação e educação permanente à distância em Atenção Básica, de acordo com as diretrizes e padrões técnicos do Sistema Universidade Aberta do SUS, com foco cuidado nas queixas comuns nos atendimentos à demanda espontânea e comunicação efetiva com a pessoa com deficiência auditiva e surdos.

06 - DETERMINANTES PRECOCES DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA NO CICLO VITAL - UMA CONTRIBUIÇÃO DAS COORTES DE NASCIMENTO BRASILEIRAS PARA O SUS

Objetiva avaliar o desenvolvimento infantil, capacidade cognitiva, habilidades não cognitivas e problemas e transtornos mentais, com foco principal no capital social e na capacidade produtiva e para a vida em sociedade.

 

07 - MANUTENÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL TELESSAÚDE BRASIL REDES NO ESTADO DO MARANHÃO

Objetiva viabilizar a manutenção de 272 pontos de Telessaúde nos municípios contemplados e vinculados ao Núcleo Técnico Científico do Estado do Maranhão -HU-UFMA, e ofertar serviços de teleconsultoria dentro do estado, de acordo com metas e diretrizes vigentes. 

08 - IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO CANGURU E ACOMPANHAMENTO DE RECÉM-NASCIDOS EGRESSOS DE UTI-NEONATAL

Objetiva desenvolver estratégias de qualificação do cuidado aos recém-nascidos de baixo peso e/ou pré-termos durante e após a internação hospitalar, abrangendo as três etapas da Política de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido (RN) de Baixo Peso - Método Canguru.

 

09- REESTRUTURAÇÃO TECNOLÓGICA DO BANCO DE LEITE HUMANO DO HU-UFMA E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA O MANEJO DO ALEITAMENTO MATERNO

Objetiva a melhoria das ações que envolvem o aleitamento materno dentro das perspectivas regionais do contexto de ação, dando subsídios para que os profissionais sejam agentes diretos de promoção e continuidade da mensagem. Os profissionais capacitados serão os pilares da estratégia, sendo responsáveis por apoiar, fortalecer, planejar, acompanhar e avaliar, de forma contínua as ações realizadas nas Unidades de Saúde, no intuito de promover, proteger a apoiar a amamentação.

 

10- ATENÇÃO INTEGRAL AO RECÉM-NASCIDO E SUA FAMÍLIA E CAPACITAÇÃO DAS EQUIPES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Objetiva reduzir a morbimortalidade neonatal através da capacitação de equipes de saúde nos diversos níveis de atenção à saúde a partir da construção de linhas de cuidado que articulem o cuidado hospitalar e a atenção básica.

 

11 - ESTUDO E PESQUISA EM ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER (PMAQ-MATERNIDADE)

Objetiva avaliar a implantação de boas práticas de gestão e atenção ao parto e nascimento nas maternidades públicas do Brasil, com vistas a induzir o desenvolvimento de um conjunto de ações que permitam mudanças no modelo de gestão e atenção à saúde nas maternidades do SUS, fomentando melhorias no acesso, qualidade, acolhimento, resolubilidade e a incorporação das Boas Práticas no parto e nascimento.

 

12 - ESTUDOS ESPECIALIZADOS E PLANOS ESTRATÉGICOS COM FOCO NA CADEIA PRODUTIVA,COMO SUPORTE NA CONFECÇÃO DE PROJETO TÉCNICO, ACOMPANHAMENTO AIMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO DE EMPREENDIMENTOS AGROINDUSTRIAIS EM ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA

Objetiva prestar apoio técnico e estrutural à realização do Projeto Estudos Especializados e Planos Estratégicos com foco na cadeia produtiva, como suporte na confecção de projeto técnico, acompanhamento à implementação e monitoramento de empreendimentos agroindustriais em assentamentos da reforma agrária localizados nos estados do Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí e Ceará.

 

13 - APOIO À ELABORAÇÃO, IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DE AGROINDÚSTRIAS

Objetiva estimular e fortalecer o desenvolvimento socioeconômico das áreas de assentamentos de reforma agrária, fomentando a geração de emprego e renda a partir da elaboração de projetos, acompanhamento de implantação e operacionalização de agroindústrias, assessoria técnica e formativa à gestão de cooperativas.

14 - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EMFERMAGEM OBSTÉTRICA

Objetiva dar apoio técnico e estrutural ao curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica, destinado a enfermeiros (as) que atuam em hospitais/maternidade do SUS no Estado do Maranhão que aderiram à Estratégia Rede Cegonha.

15 - ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO ORIENTADA E DADOS PARA A PREMATURIDADE NO BRASIL

Objetiva a utilização de ciência de dados para construir soluções dedicadas a abordar desfechos de saúde inadequados, como o PTB. Pretende-se produzir uma tecnologia inovadora e baseada em evidências para estratificar e monitorar o perfil de cada gestante no momento do primeiro contato com qualquer nível do sistema de saúde.

16 - AVALIAÇÃO DE PERDAS COMERCIAIS E INVESTIGAÇÕES TÉCNICAS DE ALTA COMPLEXIDADE NO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA CEMAR

Objetiva realizar avaliação diagnóstica de perdas não técnicas e investigar demandas técnicas resultantes de contingências severas envolvendo conflitos entre Unidades Consumidoras e a Concessionária de Distribuição de Energia Elétrica do Estado do Maranhão, por meio de pesquisa de campo junto aos consumidores de energia e do circuito da rede de distribuição.

 

17 - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO - INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – IFMA

Objetiva dar apoio técnico e estrutural ao projeto do Curso de Especialização em Engenharia de Manutenção que objetiva a formação de profissionais capazes de conduzir a manutenção produtiva total nas plantas industriais, nos sistemas complexos de produção e nos ambientes de serviços.

 

18 - PROGRAMA MAIS SANEAMENTO - COMPANHIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO MARANHÃO – CAEMA

 

Objetiva dar apoio ao desenvolvimento institucional da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - CAEMA para o cumprimento das metas do Programa Mais Saneamento.

 

19 - REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA – SECID

Objetiva o apoio ao desenvolvimento institucional da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano - SECID, para a Regularização Fundiária de habitações de interesse social no Estado do Maranhão.

20 - IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS E REQUALIFICAÇÃO URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO LUÍS

Objetiva o apoio e suporte de recursos operacionais, tecnológicos e humanos para implementação de projetos de requalificação urbana e infraestrutura na região metropolitana de São Luís.

 

21 - IMPLANTAÇÃO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR JUNTO À CENTRAL INTEGRADA DE ALTERNATIVAS PENAIS

Objetiva atender a demanda do Poder Judiciário no acompanhamento e fiscalização das alternativas penais aplicadas , dar suporte às atividades inerentes à implementação das audiências de custódia no Estado, contribuindo para o fortalecimento da política de alternativas penais e redução da população carcerária no Estado do Maranhão. 

 

22 - QUALIFICAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO ESTADO DO MARANHÃO

 

Objetiva o apoio técnico e estrutural à implementação de conjunto de ações de qualificação e aperfeiçoamento da Gestão do SUS por meio de capacitações; realização de eventos institucionais; planejamento, avaliações; monitoramento e acompanhamento dos serviços de saúde postos à disposição da coletividade, com foco no melhoramento dos resultados.

 

23 - QUALIFICAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

Objetiva canalizar princípios de superação e melhoria, focando num planejamento de 24 (vinte e quatro meses) de ações de qualificação, apoio institucional, monitoramento, supervisão e mobilização, abrangendo os 217 municípios do Estado, distribuídos em 07 territórios.

24 - AÇÕES CONSTRUTIVAS PARA O FORTALECIMENTO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA E SAÚDE DO TRABALHADOR NO ESTADO DO MARANHÃO

Objetiva implementar a gestão de Vigilância em Saúde Sanitária, Ambiental e do Trabalhador, de forma eficaz no desenvolvimento de ações, promovendo capacitação, educação, monitoramento, supervisão e serviços, com o intuito de diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir no problemas do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços públicos.