...
top of page

Projetos Viabilizados

Projetos Técnicos

01 - INFRAESTRUTURA PARA CONSOLIDAÇÃO E EXPANSÃO DA   PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO NA UFMA

 

Apoio Técnico e Estrutural ao Projeto de ampliação e consolidação das atividades de Pesquisa, Pós–Graduação e Inovação na Universidade Federal do Maranhão, por meio da aquisição e instalação de equipamentos de médio e grande porte, de caráter multiusuário em Centrais Analíticas e pela construção de uma infraestrutura predial, que possa fornecer espaços de pesquisa adequados aos pesquisadores.

 

02 - AVALIAÇÃO DE PERDAS COMERCIAIS E INVESTIGAÇÕES TÉCNICAS DE ALTA COMPLEXIDADE NO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA CEMAR

Objetiva realizar avaliação diagnóstica de perdas não técnicas e investigar demandas técnicas resultantes de contingências severas envolvendo conflitos entre Unidades Consumidoras e a Concessionária de Distribuição de Energia Elétrica do Estado do Maranhão, por meio de pesquisa de campo junto aos consumidores de energia e do circuito da rede de distribuição.

 

 

03 - MANUTENÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL TELESSAÚDE BRASIL REDES NO ESTADO DO MARANHÃO

Objetiva viabilizar a manutenção de 272 pontos de Telessaúde nos municípios contemplados e vinculados ao Núcleo Técnico Científico do Estado do Maranhão -HU-UFMA, e ofertar serviços de teleconsultoria dentro do estado, de acordo com metas e diretrizes vigentes. 

 

 

04 - DETERMINANTES PRECOCES DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA NO CICLO VITAL - UMA CONTRIBUIÇÃO DAS COORTES DE NASCIMENTO BRASILEIRAS PARA O SUS

Objetiva avaliar o desenvolvimento infantil, capacidade cognitiva, habilidades não cognitivas e problemas e transtornos mentais, com foco principal no capital social e na capacidade produtiva e para a vida em sociedade.

 

05 - REESTRUTURAÇÃO TECNOLÓGICA DO BANCO DE LEITE HUMANO DO HU-UFMA E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA O MANEJO DO ALEITAMENTO MATERNO

Objetiva a melhoria das ações que envolvem o aleitamento materno dentro das perspectivas regionais do contexto de ação, dando subsídios para que os profissionais sejam agentes diretos de promoção e continuidade da mensagem. Os profissionais capacitados serão os pilares da estratégia, sendo responsáveis por apoiar, fortalecer, planejar, acompanhar e avaliar, de forma contínua as ações realizadas nas Unidades de Saúde, no intuito de promover, proteger a apoiar a amamentação.

 

06- ATENÇÃO INTEGRAL AO RECÉM-NASCIDO E SUA FAMÍLIA E CAPACITAÇÃO DAS EQUIPES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Objetiva reduzir a morbimortalidade neonatal através da capacitação de equipes de saúde nos diversos níveis de atenção à saúde a partir da construção de linhas de cuidado que articulem o cuidado hospitalar e a atenção básica.

 

07 - ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO ORIENTADA E DADOS PARA A PREMATURIDADE NO BRASIL

Objetiva a utilização de ciência de dados para construir soluções dedicadas a abordar desfechos de saúde inadequados, como o PTB. Pretende-se produzir uma tecnologia inovadora e baseada em evidências para estratificar e monitorar o perfil de cada gestante no momento do primeiro contato com qualquer nível do sistema de saúde.

 

 

08 - APOIO À ELABORAÇÃO, IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DE AGROINDÚSTRIAS

Objetiva estimular e fortalecer o desenvolvimento socioeconômico das áreas de assentamentos de reforma agrária, fomentando a geração de emprego e renda a partir da elaboração de projetos, acompanhamento de implantação e operacionalização de agroindústrias, assessoria técnica e formativa à gestão de cooperativas.

09 - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EMFERMAGEM OBSTÉTRICA

Objetiva dar apoio técnico e estrutural ao curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica, destinado a enfermeiros (as) que atuam em hospitais/maternidade do SUS no Estado do Maranhão que aderiram à Estratégia Rede Cegonha.

​10 - ESTUDO SOBRE COMPOSTOS INTERMETÁLICOS NANOESTRUTURADOS

Aquisição de equipamentos conforme o projeto aprovado pelo Programa de Apoio a Núcleos Emergentes - PRONEM/ FAPEMA/CNPQ, edital FAPEMA nº20/2014.

 

11 - PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO NA ÁREA DE ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE: DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES E JOGOS ELETRÔNICOS

Capacitar os profissionais deixando os aptos para atuar no cuidado nas queixas comuns no atendimento à demanda espontânea na Atenção Básica e na comunicação efetiva com a pessoa com deficiência auditiva e surdos, propiciando um melhor acolhimento, acesso e inclusão social dos usuários do SUS. 

12 - CAPACITAÇÃO EM ATENÇÃO SOBRE A REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 

Capacitar profissionais da Atenção Básica com base nas Diretriz de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência e nas linhas de cuidado priorizadas e divulgação das informações da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência,  para a população conhecer seus direitos, ações e serviços ofertados pela Rede Pública de Saúde, assim como democratizar e ampliar o alcance das informações e conhecimento.

 

13 - CAPACITAÇÃO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA ELABORAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO

Capacitar os municípios a serem selecionados do Estado do Maranhão para a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico.

 

14 - COOPERAÇÃO DURANTE O ESTADO DE EMERGÊNCIA PÚBLICA CAUSADO PELA PANDEMIA DA COVID-19 (CANOPUS)

Aquisição de insumos e equipamentos para o Hospital Universitário - HU, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, visando combater a Convid-19.

 

15 - COOPERAÇÃO DURANTE O ESTADO DE EMERGÊNCIA PÚBLICA CAUSADO PELA PANDEMIA DA COVID-19 (MAKRO)

Aquisição de insumos e equipamentos para o Hospital Universitário - HU, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, visando combater a Convid-19.

 

16 - COOPERAÇÃO DURANTE O ESTADO DE EMERGÊNCIA PÚBLICA CAUSADO PELA PANDEMIA DA COVID-19 (INOCÊNCIO OLIVEIRA)

Aquisição de insumos e equipamentos para o Hospital Universitário - HU, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, visando combater a Convid-19.

 

17 - COOPERAÇÃO DURANTE O ESTADO DE EMERGÊNCIA PÚBLICA CAUSADO PELA PANDEMIA DA COVID-19 (ROLIM MACHADO)

Aquisição de insumos e equipamentos para o Hospital Universitário - HU, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, visando combater a Convid-19.

 

18 - OFERTA E APLICAÇÃO DE TESTES DE ACESSO AOS DIPLOMAS DELF/DALF NO ESTADO DO MARANHÃO

Viabilizar a aplicação e correção dos diplomas de proficiência em francês DELF (Diploma Elementar de Língua Francesa, níveis A1, A2, B1 e B2) e o DALF (Diploma Aprofundado de Língua Francesa, níveis C1 e C2).

 

19 - A IMPORTÂNCIA SOCIOECONÔMICA DA AGROBALSAS PARA O ESTADO DO MARANHÃO

 

Definir o perfil dos expositores e seus parceiros durante a Agrobalsas.

 

20 - SISTEMA MOBILE INTEGRADO À INFRAESTRUTURA WEB PARA EXPOINDÚSTRIA

 

 

21 - PROJETO DE QUALIFICAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO ESTADO DO MARANHÃO

Implementar um conjunto de ações de qualificação e aperfeiçoamento da Gestão do SUS por meio de capacitações, realizações de eventos institucionais, planejamento, avaliações, monitoramento e acompanhamento dos serviços de saúde postos à disposição da coletividade, com foco no melhoramento dos resultados.

22 - QUALIFICAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

Qualificar e aperfeiçoar a Atenção Primaria em todo o Estado do Maranhão, através da realização de monitoramentos e apoio instrucional, mobilizações sociais e ações de qualificação.

 

23 - AÇÕES CONSTRUTIVAS PARA O FORTALECIMENTO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA E SAÚDE DO TRABALHADOR

 

Implementar a Gestão de Vigilância em Saúde Sanitária, Ambiental e do Trabalhador, de forma eficaz no desenvolvimento de ações, promovendo capacitação, educação, monitoramento, supervisão e serviços, com o intuito de diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir no problemas do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços públicos.

24 - APOIO PARA A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA PARA HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL NO ESTADO DO MARANHÃO

 

Apoio ao desenvolvimento institucional da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano - SECID, para a Regularização Fundiária de habitações de interesse social no Estado do Maranhão.

 

25 - IMPLANTAÇÃO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR JUNTO À CENTRAL INTEGRADA DE ALTERNATIVAS PENAIS 

Atender a demanda do Poder Judiciário no acompanhamento e fiscalização das alternativas penais aplicadas; Dar suporte às atividades das Audiências de Custódia no Estado; Contribuir para o fortalecimento da política de alternativas penais e redução da população carcerária no Estado do Maranhão; Atuar na prevenção das violências e criminalidade a partir de intervenção em fatores de risco por meio da promoção e proteção social ao público atendido.

 

26 - IMPLANTAÇÃO DO COMPLEXO LOGÍSTICO E CULTURAL DO MARANHÃO  

Preservar e difundir o conhecimento sobre as áreas ferroviárias e portuárias do Maranhão, para visitantes, estudantes, população em geral e turistas. Promover a cultura e a arte maranhense.

 

27 - APOIO AO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA CAEMA COM A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS SANEAMENTO

Apoio ao desenvolvimento institucional da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA para o cumprimento das metas do “Programa Mais Saneamento”

28 - CADASTRAMENTO DA POPULAÇÃO DE SÃO LUÍS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Garantir o apoio logístico e operacional para o cadastramento da população de São Luís na Atenção Primária, tento em vista que, apenas 30% da população residente em área de cobertura das equipes encontra-se cadastrada.

bottom of page