Perguntas Frequentes (FAQ)

Confira aqui as respostas para as Perguntas mais Frequentes que recebemos e, caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

Como a FJMONTELLO faz a gestão dos projetos ?

01

01

Toda gestão dos projetos, ou seja, o relacionamento dos coordenadores com a FJMONTELLO é viabilizado via Sistema de Gestão – CONVENIAR. No nosso sítio está disponibilizado o Guia de Execução de Projetos que contém todas as informações com detalhes. 

Como a FJMONTELLO pode ajudar um professor ou pesquisador a elaborar projetos e captar recursos?

02

A FJMONTELLO poderá prestar apoio na elaboração de projetos de acordo com as normas específicas do órgão financiador; principalmente na composição dos custos, utilizando seu banco de preços, na apresentação do projeto e monitorando os editais de financiamento no Brasil e no exterior e as atividades de captação de grandes doações.

Ainda tem dúvidas? Fale com nossa Gerência de Projetos.

Como se dará a contratação de pessoal para atuar nos projetos apoiados pelas Fundações de Apoio? Há necessidade de seleção?

03

A seleção de pessoal para composição da equipe técnica dos projetos constitui atribuição das IFES, ICTs, por meio da coordenação do projeto. A seleção de pessoal para composição de equipe de atividade-meio do projeto, se for o caso, competirá à Fundação, que deverá verificar o modelo jurídico de contratação adequado às normas vigentes: empregados celetistas, contratação de prestação de serviços autônomos, estagiários, etc. Nas hipóteses acima previstas deverão ser observados os princípios da competência, da impessoalidade e da moralidade.

Os bens adquiridos no âmbito de convênio firmado com a FINEP, em que não houve a autorização para doação e que se encontram obsoletos devido ao tempo de uso, podem ser baixados como “inservíveis”?

04

Sim, desde que mediante autorização da FINEP e de acordo com as regras impostas no instrumento firmado.

Sou colaborador de projeto viabilizado pela FJMONTELLO, como faço para acessar meu contracheque e o comprovante de rendimentos?

05

No sítio acesse: Declaração de Imposto de Renda.

A Fundação Josué Montello disponibiliza a seguinte forma de acesso:

Por meio do aplicativo para smartfone Wiipo, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS. (tutorial ilustrado)

Passo 1: Baixe e instale o aplicativo Wiipo

Passo 2: Acesse criar conta.

Passo 3: Insira o número do CPF.

Passo 4: Leia e marque a opção “li, entendi e estou de acordo”.

Passo 5: Insira seu número do telefone com DDD. O número do seu telefone precisa está cadastrado no Gerência de Recursos Humanos.

Passo 6: Em até 2 minutos você receberá um código via sms. Digite o código de 4 dígitos, em seguida confirmar.

Passo 7: Crie uma senha com no mínimo 8 dígitos, pelo menos uma letra maiúscula, uma minúscula, um número e um caractere especial (!@#$%¨&*?).

Como faço para ter acesso as oportunidades de compras e me cadastrar para ser um fornecedor da FJMONTELLO?Como faço para ter acesso as oportunidades de compras e me cadastrar para ser um fornecedor da FJMONTELLO?

06

No site da FJMONTELLO, clique em CONVENIAR, que abre o SISTEMA DE GESTÃO DE COMPRA – CONVENIAR, em seguida em CONVENIAR fornecedor e no Portal do Fornecedor confira as oportunidades e veja como se cadastrar e ter acesso às informações.

A FJMONTELLO pode firmar instrumentos contratuais sem participação das instituições apoiadas?

07

Sim. As Fundações de Apoio podem firmar instrumentos jurídicos próprios com terceiros sem que haja a participação direta das IFES/ICTs, desde que, ao utilizar bens e serviços destas, a fundação faça o devido ressarcimento. Entretanto, para utilizar os bens e serviços da IFES/ICTs, a fundação deverá obter a anuência expressa da instituição apoiada (art. 1º-B, e 6º da Lei nº 8.958/94), de acordo com os regimentos das IFES/ICTs.

Poderá ainda, dentro do seu objetivo, firmar contratos, convênios, termos de colaboração ou outros instrumentos, com instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas.