...
top of page

3º Congresso Nacional do CONFIES discute gargalos da ciência no Brasil


A Fundação Josué Montello participa nesta quarta e quinta-feira (11 e 12 de novembro) do 3º Congresso Nacional do CONFIES. Em um ano marcado pela pandemia em meio à crise orçamentária da ciência, pela primeira vez o evento acontece no formato digital e conta com a participação de 1.000 pessoas, um número recorde para os eventos do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica.


Ao todo, 30 convidados falam sobre diversos temas de interesse da comunidade científica e tecnológica. Todos os detalhes da PROGRAMAÇÃO do evento estão disponíveis em: https://congressoconfies.com.br


O objetivo do Confies é promover o intercâmbio entre as fundações de apoio, o diálogo com o poder público e entidades da sociedade, especialmente as de ciência e inovação, assim como o aprimoramento das leis e normas sobre o setor de pesquisa do País, com vistas à ampliar a defesa da educação, da ciência e tecnologia.


Com o tema central “O cenário pós-pandemia e os efeitos da Covid-19 sobre as fundações e o sistema de ciência, tecnologia e inovação do Brasil”, o evento reúne este ano as principais instituições de científica e tecnológica que discutem os gargalos do setor.


PALESTRANTES

Um dos fundadores do Porto Digital de Recife (PE) e um dos 100 brasileiros mais influentes do mundo, o professor Silvio Meira falou sobre “O Mundo pós Pandemia” na cerimônia de abertura. O encontro tem ainda participação do Secretário Executivo do Ministério da Educação (MEC), Victor Godoy, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.


Outro destaque da programação é o debate para destravar o Marco Legal da Ciência e Tecnologia,  sancionado em 2016, mas que até agora não foi implementado, em sua plenitude, o que impede a redução da burocracia na pesquisa conforme os objetivos iniciais. O debate aconteceu com participação dos presidentes das principais instituições do sistema de CTI e de Educação do País:

– Presidente da SBPC, Ildeu Moreira;

– Presidente da ABC, Luiz Davidovich;

– Presidente de Honra da SBPC, Helena Nader;

– Presidente da ANDIFES, Edward Madureira


BUROCRACIA

No primeiro dia do evento, o CONFIES divulgou iniciativas com intuito de colocar em prática o Marco Legal e também uma nova pesquisa de percepção sobre a burocracia na atividade de pesquisa, um dos fatores que atrapalham o desenvolvimento científico e tecnológico nacional. Além disso, foi realizado o processo eleitoral da Diretoria para o próximo biênio e a entrega do Prêmio de Boas Práticas das Fundações de Apoio.


FUNDAÇÕES DE APOIO

O CONFIES reúne 88 fundações de apoio que gerenciam mais de 20 mil projetos de pesquisas de mais de 130 universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa. Catalisadoras de recursos para instituições de ensino superior, essas instituições de direito privado são credenciadas pelo MEC e MCTI e instituídas e veladas pelos Ministérios Públicos Estaduais.


Com informações da Assessoria de imprensa do Confies

19 visualizações0 comentário
bottom of page