...
top of page

Banco de Leite Humano do HU-UFMA completa 20 anos e homenageia FJMONTELLO


Em comemoração aos 20 anos de criação do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), foi realizada na noite dessa quinta-feira, no auditório do Palácio Cristo Rei, sede da reitoria da UFMA, um evento que reuniu gestores, parceiros, autoridades, pacientes e doadoras do BHL.


A cerimônia foi conduzida pelo reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho, que ressaltou a importância do Banco de Leite Humano para a sociedade e o importante papel das instituições parceiras para a continuidade do serviço. O reitor enalteceu ainda a dedicação da coordenadora do BHL, a médica Feliciana Pinheiro, que vem, a cada dia, qualificando e fortalecendo o Banco de Leite e ofertando um importante serviço à sociedade.


Durante a solenidade, a Fundação Josué Montello foi homenageada com um troféu pelos 20 anos de parceria com o Banco de Leite Humano.


A Superintendente da FJMONTELLO, Maria Ocirema Gomes de Oliveira, se fez presente no evento.


Ainda foram homenageados servidores do Banco de Leite, assim como o reitor Natalino Salgado e a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages.


Na ocasião, a médica Feliciana Pinheiro recebeu do HU-UFMA medalha Dr. Antônio José Jorge Martins, maior comenda outorgada pelo Hospital pelos importantes serviços prestados nestes 20 anos à frente do BLH, sendo ovacionada de pé pelos presentes no auditório.


Serviço - O Banco de Leite funciona de segunda a sexta, na Unidade Materno Infantil, das 07h às 19h. A estrutura do BLH é formada por sala de processamento e pasteurização do leite, consultórios pediátricos, sala de reunião para palestras com as mães, sala de estudo e pesquisa e sala de pesagem dos bebês. Lá é promovida a assistência aos bebês que nascem na Unidade Materno Infantil, com acompanhamento também às mães que apresentam problemas de amamentação, consultas pediátricas, visitas domiciliares (orientação correta para amamentação e coleta do leite), pasteurização com rigoroso controle de qualidade do leite coletado antes de sua distribuição às crianças prematuras da UTI Neonatal, além do atendimento especializado e atividades de ensino e pesquisa.


O Banco de Leite do HUUFMA é cadastrado na Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, e obedece a critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, contidos no Manual do Banco de Leite Humano.


Contatos do Banco de Leite: 2109-1178








108 visualizações0 comentário
bottom of page