...
top of page

Consultora da Fundação Josué Montello recebe maior honraria da Educação no Estado do Maranhão


Em uma solenidade na tarde dessa quarta-feira (18), realizada no Palácio dos Leões, marcada por grandes histórias e muita emoção, a professora Claudett de Jesus Ribeiro, consultora da área de Projetos Sociais da Fundação Josué Montello foi agraciada com a medalha Mérito Educacional Professora Anna Maria Saldanha, maior honraria da Educação do Estado do Maranhão que homenageia os educadores pelos notáveis e reconhecidos trabalhos pela educação pública de qualidade. A comenda é concedida pelo Conselho Estadual de Educação que faz a escolha dos homenageados de forma criteriosa, por meio de minuciosa avaliação curricular e de suas histórias de vida.


Diante de muitos aplausos da plateia composta por educadores, amigos, familiares e colegas de trabalho, a professora Claudett Ribeiro recebeu a medalha e o diploma de reconhecimento, entregues por membros do Conselho Estadual de Educação.


Foi ovacionada ao ressaltar a importância dos alunos em sua vida, os quais, segundo ela, são responsáveis por sua trajetória como educadora. “Foram eles que fizeram o grande milagre de me transformar em uma professora, em acreditar que a diversidade é uma benção. Foram eles também que me ensinaram a ter fé na juventude e foi isso que melhorou, e a cada dia, melhora a minha dimensão humana”, declarou emocionada.


Para a Superintendente da Fundação Josué Montello, Maria Ocirema Oliveira, “poder contar com uma referência como a professora Claudett Ribeiro na instituição, orientando e realizando importantes trabalhos na área social tem sido crucial para o desenvolvimento de inúmeros projetos que vem beneficiando diretamente diversas comunidades em situação de vulnerabilidade social, tanto na capital, quanto no interior do estado”.


“Ter nossos projetos conduzidos com a sensibilidade da Professora Claudett, que traz um olhar diferenciado para as questões ligadas à juventude e aos povos quilombolas, por exemplo, é ter a certeza de um trabalho feito com seriedade, responsabilidade e com resultados que podem mudar para melhor a realidade desses grupos” ressalta a presidente da FJMONTELLO, Maria de Jesus Jorge Torres.



CLAUDETT DE JESUS RIBEIRO


Claudett de Jesus Ribeiro nasceu no dia 21 de maio de 1940, na cidade de São Luís. Com 22 anos, graduou-se em Geografia e História pela Universidade Federal do Maranhão, onde, cinco anos depois, concluía também o curso de Direito. Em seu currículo, como profissão, destaca-se: Professora.

Entre as décadas de 60 e 90, exerceu atividades em instituições de ensino como os Colégios Ateneu Teixeira Mendes e o Conceição de Maria, Senac, Colégio Estadual do Maranhão e a Universidade Federal do Maranhão, onde exerceu também a coordenação do curso de Estudos Sociais. Entre meados das décadas de 80 e 90 foi professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Maranhão.

São diversas suas especializações. A grande maioria delas voltadas à educação e às temáticas da Primeira Infância. Todas em instituições de grande notoriedade como a Fundação Getúlio Vargas, a Escola Superior de Guerra, Parteners of América e a Universidade de Harvard. Em 1980 concluía, na Fundação Getúlio Vargas, seu mestrado em Administração de Sistemas Educacionais.


Como atividade profissional, podemos destacar as funções exercidas como diretora-técnica da Fundação Maranhense de Televisão Educativa; secretária-adjunta da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social; assessora técnica da Secretaria Estadual de Educação. Em 1995 assumiu a presidência da Fundação da Criança e do Adolescente – FUNAC, cargo que exerceu até o ano de 2002. Foi também assessora da Secretaria Estadual de Educação, onde trabalhou na implementação dos CAIC’s; entre 1995 e 2004 foi gestora da Política de Proteção Especial a Criança e Adolescentes do Estado do Maranhão, quando trabalhou na sensibilização e mobilização de Governo e sociedade para a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei de Diretrizes Básicas (LDB).


Foi consultora de inúmeras entidades reconhecidas internacionalmente, como a Fundação Bernard Van Lee, Fundação Konrad Adenauer e UNICEF para o desenvolvimento de ações voltadas à educação, juventude e Primeira Infância. Em 2012 assumiu a Secretaria de Estado da Igualdade Racial, focada na garantia de direitos dos afrodescendentes, quilombolas, povos indígenas e povos tradicionais. É membro de diversas entidades locais e nacionais como a Associação Nacional de Educadores (ANDE); Instituto do Homem, onde figura também como fundadora; Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); e representante para o Brasil do Programa educacional YEPP, da Universidade de Berlin, na Alemanha.


Atualmente, desenvolve atividades no Gabinete de Mediação Comunitária do Ministério Público do Maranhão, contribuindo com a implantação de Núcleos de Mediação Comunitária no estado. É, ainda, consultora para os Projetos Sociais da Fundação Josué Montello que atendem crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social nos bairros da Cohab, Liberdade, área Itaqui-Bacanga, na cidade de Balsas e em comunidades negras quilombolas dos municípios de Bequimão e Penalva.




67 visualizações0 comentário
bottom of page