...
top of page

Dia H da Saúde do Homem leva orientações para jovens na Liberdade


Cerca de 150 adolescentes da Escola Estado do Pará, no bairro Liberdade, em São Luís, participaram na manhã desta quarta-feira (24) da primeira ação do Dia H da Saúde do Homem. O evento, que em 2018 terá outros quatro momentos, é promovido pela Fundação Josué Montello e visa o cuidado com a saúde e bem-estar da população masculina, principalmente em localidades com alto índice de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação teve a parceria do Centro de Referência em Assistência Social do município (CRAS) e da Secretaria de Saúde do Estado que proferiram palestras e exibiram vídeos que abordaram temas como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e Uso de Drogas.

Naturalmente inquietos, os jovens participaram das atividades propostas e receberam informações importantes para a prevenção de riscos à saúde.

Para Josué Gomes (16), aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, hoje a população jovem sofre com um grande número de pessoas com DST’s. “Temos muitos casos de AIDS e isso nos preocupa”, ressaltou.

Klayvert Rodrigues (17), estudante do 1º ano do Ensino Médio, vê o Dia H como um momento de grande importância por incentivar a atenção necessária no dia-a-dia. “Tenho consciência dos cuidados necessários para prevenção de doenças como AIDS e sífilis.por exemplo. Mas alguns amigos ainda vacilam na prevenção. O evento é bom porque vai ajudar o pessoal a ficar mais alerta” afirmou o adolescente.

De acordo com Gisele Padilha, coordenadora do Projeto, a Liberdade é um bairro com uma carência muito grande de ações voltadas para os adolescentes e mesmo o Dia H da Saúde do Homem envolvendo uma faixa etária que engloba crianças a partir dos 10 anos até a terceira idade, este ano se fez um recorte especial para focar ações destinadas aos adolescentes.“Escolhemos três escolas que receberão informações importantes sobre DST’s e Prevenção ao Uso de Drogas. Esses jovens estão em bairros com pouca ou quase nenhuma oferta de políticas sociais e cada vez mais adoecendo e padecendo com a violência, arraigada ao uso e tráfico de drogas”. Para Gisele, “mobilizá-los para a participação no evento já é uma grande vitória para todos, mas temos que fazer muito mais”, finalizou.

Além do formato com palestras e exibição de vídeos aplicado nas escolas participantes o Dia H da Saúde do Homem realizará em dois sábados atividades abertas à população masculina. No próximo dia 27, a ação acontecerá na casa de matriz africana Ilê Axé Obá Izôo e terá também a oferta de diversos serviços de saúde e atendimento médico totalmente gratuitos.

168 visualizações0 comentário
bottom of page