...
top of page

Dia H da Saúde do Homem leva serviços de saúde e bem-estar a comunidades carentes em São Luís


A Fundação Josué Montello realizou no último sábado, dia 23, a ação social Dia H da Saúde do Homem. Em sua 5ª edição, a atividade aconteceu no Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), localizado na Av. Roma Velha, Fé em Deus, e priorizou o atendimento a homens das comunidades vizinhas ao CIT.


Durante toda a manhã foram realizados atendimentos médicos, nutricionais, testes glicêmicos, aferição de pressão arterial, além de sessões de massoterapia e cortes de cabelo para os participantes.


A ação faz parte do projeto Biti Orum, desenvolvido com jovens do bairro Liberdade e adjacentes que se encontram em situações de vulnerabilidade social. Durante o mês de novembro o projeto também realizou palestras educativas em escolas da localidade, sempre buscando difundir informações importantes sobre a saúde do homem. Câncer de pênis, câncer de próstata e saúde mental foram temas recorrentes durante todo o evento que também faz uma alusão ao Novembro Azul, mês mundialmente reconhecido pelo combate ao câncer de próstata.


O DIA H objetiva mobilizar e sensibilizar a população masculina para os cuidados necessários com a saúde, uma vez que, culturalmente, o homem é mais resistente a fazer este acompanhamento de forma adequada. Esse fato figura como uma das principais causas do surgimento e agravamento de várias doenças.


Ao final das atividades, o projeto atingiu diretamente mais de 300 participantes, entre adolescentes, adultos e idosos, em seus três dias. A ação social é viabilizada por meio de importantes parcerias e do voluntariado de funcionários da própria FJMONTELLO e diversas instituições e profissionais que apoiam as atividades. Em 2019, o Dia H da Saúde do Homem contou com o apoio de grupos culturais e casas de religião africana da região do bairro Liberdade; da Secretaria Estadual de Saúde; Clínicas Santa Fé e C-Endocri; do Hospital Universitário, por meio do serviço de urologia; do barbeiro Mateus Santos; acadêmicas do curso de medicina do Uniceuma; além das massoterapeutas Lúcia Marques e Poliana Soares.



Ainda foram distribuídos preservativos e material informativo para os participantes sobre as principais doenças que acometem o homem.

187 visualizações0 comentário
bottom of page