...
top of page

FJMONTELLO apoia projeto de Educação Escolar Indígena


A Fundação Josué Montello, na qualidade de produtora executiva, foi uma das instituições parceiras na realização do Seminário de Educação Escolar Indígena da Amazônia. O evento foi organizado pela Secretaria de Educação do Maranhão (Seduc) e pelo ministério da Educação, e teve como abordagem elaborar o Plano de Ação de Educação Escolar Indígena da Amazônia Legal que servirá como referência para o Governo Federal e Estadual.

O encontro teve o apoio ainda do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) Região Norte, da Coordenação das Nações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab).

O professor indígena, Ari Karompey, da Escola Indígena General Bandeira de Melo, localizada na Aldeia Escalvado, município de Fernando Falcão, regional de Barra do Corda, ressaltou a importância do evento para aproximar o Estado e fazê-lo conhecer as necessidades da educação indígena. “É muito bom ter o Estado mais perto das escolas, ouvindo e sabendo das necessidades das escolas indígenas que precisam de muita coisa”.

A secretária de Educação, Áurea Prazeres, confirmou o compromisso da pasta com a educação indígena. “Nossa gestão está pautada em princípios que incluem o respeito à diversidade, com ações que seguem as orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena”.

De acordo com a coordenadora do Unicef, Eliana Almeida, o evento possibilitará a troca de experiências que contribuirão para o desenvolvimento da educação indígena.

5 visualizações0 comentário
bottom of page