...
top of page

FJMONTELLO participa de solenidade de outorga da TV UFMA


O diretor-presidente da Fundação Josué Montello, Nan Souza, e a superintendente da instituição, Maria Ocirema Gomes de Oliveira, participaram na manhã desta quinta-feira (14), da solenidade de outorga de concessão da TV da Universidade Federal do Maranhão (TV UFMA) para explorar serviços de radiodifusão de sons e imagens, com fins exclusivamente educativos, no município de São Luís.

O evento aconteceu no auditório central do campus em São Luís com a presença de autoridades, professores, profissionais de comunicação, entidades de classe e convidados.

Após a entrega do documento pelo ministro das Comunicações André Figueiredo à reitora Nair Portela, aconteceu no hall de entrada do prédio da TV o descerramento de placa alusiva ao momento. A atividade foi encerrada com uma visita da comitiva às instalações da emissora.

A TV

A emissora entrou no ar, em caráter experimental, desde o dia 05 de agosto de 2015, operando no canal 54.1. Sua transmissão tem sinal aberto e digital cheio, com som e imagem em alta definição (HD).

Para cumprir com o seu objetivo, que é de conduzir uma produção audiovisual focada numa educação de alto nível que favorece a qualidade de vida da população, valorizando a cultura regional e cidadania, a TV UFMA já firmou vários acordos de cooperação. Entre estes, com a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e com a Television America Latina (TAL), instituição sem fins lucrativos que agrega a produção televisiva pública dos 20 países da América Latina.

Inaugurada em 08 de outubro de 2015, a TV UFMA integra a rede de afiliadas da TV Cultura e já transmite suas próprias produções. A emissora já recebeu diversas produções da TAL com temas variados sobre arte, cultura, educação, costumes, lendas, geografia e história dos países da CPLP.

Estrutura

A TV UFMA é a primeira TV universitária do Maranhão e conta com moderna estrutura de 576 metros quadrados ocupados por um edifício de dois andares com elevador para mobilidade reduzida. São dezessete salas de administração e produção, seis ilhas de edição, área de serviço, passarela elevada para trabalhos de manutenção e instalação de novos equipamentos e dois estúdios de 220 metros quadrados, sendo um exclusivo para produção de telejornalismo. A torre de transmissão é uma das maiores do Estado, com 110 metros de altura, o que garante cobertura em um raio de 60 quilômetros.

Na Rede

Desde o seu funcionamento, a TV UFMA está na plataforma da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que é uma organização social, on-line, ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia. A RNP integra várias redes de ensino e pesquisa e 13 emissoras de televisão universitária do Brasil. Em novembro de 2015, último levantamento feito pela equipe técnica da RNP, a TV UFMA foi a campeã de acessos, chegando a mais de 14 mil. O site para assistir a TV on-line é http://video.rnp.br/portal/canal/Canal-TV-UFMA.

Com informações ASCOM UFMA

30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page