...
top of page

Fundação Josué Montello comemora seus 25 ANOS


Em uma cerimônia realizada em sua sede, a Fundação Josué Montello comemorou no último dia 11, seu 25º aniversário de criação.

A celebração contou com a participação do reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho, da presidente do Conselho Curador da FJMONTELLO, Regina Luna, da Conselheira Marina Honorina Cordeiro Lopes, representando o Conselho Consultivo, da superintendente, Maria Ocirema Oliveira e da presidente da instituição, Maria de Jesus Jorge Torres, além dos funcionários da Josué Montello.


A instituição que leva o nome do escritor e ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão, foi criada com o objetivo principal de apoiar o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), possibilitando a implantação de vários serviços de saúde por meio da contratação de profissionais e da melhoria e criação de novos espaços físicos para o atendimento de milhares de maranhenses nas diversas unidades que compõem, atualmente, o complexo hospitalar do HU-UFMA.


Em seus 25 anos de existência, por ser configurada com uma instituição sem fins lucrativos, a FJMONTELLO já investiu milhões de reais nos serviços realizados pelo Hospital Universitário, cumprindo o seu papel social e reforçando o compromisso firmado com a sociedade.


Hoje, com a evolução do seu trabalho como instituição de apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, Ciência e Tecnologia, a Fundação tem ampliado seu raio de ação, figurando em importantes parcerias com o Governo do Estado, Municípios, empresas privadas, a própria Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e, mais recentemente, o Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA).


Entre os diversos projetos apoiados nesses 25 anos de atuação, podemos destacar o Método Canguru, o Banco de Leite Humano, o Telessaúde Maranhão, a Universidade Aberta do SUS (UNASUS) e a viabilização do funcionamento do Instituto Médico Legal e Serviços de Verificação de Óbito na capital e interior do estado, por exemplo, além de importantes projetos de pesquisa científica desenvolvidos pelo Centro de Pesquisas do HU-UFMA.


Com isso, a Fundação reforça seu papel estatutário e vai consolidando seu nome como uma instituição comprometida com a evolução e realização de ações que promovam a qualificação das entidades parceiras e resultem numa melhor qualidade de vida para a população maranhense.


Ampliando ainda mais suas ações, a Fundação desenvolve também uma série de Projetos Sociais que envolvem crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em algum tipo de situação de vulnerabilidade social. Destacam-se o trabalho feito com crianças rurais quilombolas em municípios da baixada maranhense e o executado com comunidades de matriz africana em São Luís. Novos projetos têm sido promovidos constantemente em novas temáticas e sempre buscando a articulação e parceria com instituições com expertise reconhecida na linha de atuação.


Na viabilização de projetos, um dos grandes diferenciais apresentados pela Fundação é a plataforma de gestão remota por meio de modernas interfaces e ferramentas que objetivam o auxílio à gestão dos projetos pelos coordenadores de forma célere e segura.


Com a tecnologia utilizada, a Fundação oferece grande dinamismo em seus processos de compra e no atendimento aos pedidos de aquisição/contratação provenientes dos projetos, por exemplo.


As interfaces trazem conteúdos com grande nível de detalhamento e alto padrão de ilustração de gráficos, proporcionando a otimização de todo o processo, maior precisão e celeridade nas prestações de contas, atendendo ao que é exigido atualmente pela legislação vigente.


O procedimento é parte de um trabalho constante da FJMONTELLO de tornar os processos cada vez mais dinâmicos, otimizados e transparentes, o que resulta em uma correta utilização dos recursos aplicados, na celeridade das ações e na obtenção de resultados que beneficiem de forma significativa a sociedade.


A Fundação Josué Montello apoia projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico em áreas como: administração, assistência social, ciência e tecnologia, educação, meio ambiente, planejamento, saúde, segurança e tecnologia de informação e na consecução de suas finalidades: organizar e prestar serviços, nas áreas acima definidas, a órgãos ou entidades, podendo celebrar convênios, contratos, acordos e outros instrumentos, com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.


A Fundação Josué Montello é hoje uma instituição reconhecida pela competência, transparência e agilidade em suas ações.

São 25 anos possibilitando avanços em pesquisas e viabilizando a realização de projetos que possibilitaram e possibilitam até hoje ganhos reais para a sociedade, promovendo o desenvolvimento.


Sobre a FJMONTELLO - A Fundação Josué Montello é uma instituição de direito privado, constituída em 11 de setembro de 1996, através da dotação de bens livres de professores e de profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão HU-UFMA e de cidadãos da comunidade maranhense interessados na melhoria do funcionamento do complexo HU-UFMA com o objetivo principal de apoiar o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA). Com a evolução do seu trabalho no apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, Ciência e Tecnologia, a Fundação tem ampliado seu raio de ação, figurando em importantes parcerias com o Governo do Estado, municípios, empresas privadas, a própria Universidade Federal do Maranhão e, mais recentemente, o Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA). Com isso a Fundação reforça seu papel estatutário e vai consolidando seu nome como uma instituição comprometida com a evolução e realização de ações que promovam a qualificação das entidades parceiras e resultem numa melhor qualidade de vida para a população maranhense.




40 visualizações0 comentário
bottom of page