...
top of page

Lançada versão digital do livro “Experiências Exitosas da Rede UNA-SUS- 10 ANOS”


Produzida em parceria com a EDUFMA, em sua 6ª edição a obra tornou-se o título com o maior número de páginas já publicado pela Universidade Aberta do SUS. O Projeto da Universidade Aberta do SUS, no Maranhão, é apoiado pela Fundação Josué Montello.


Está disponível a partir desta semana, no portal UNA-SUS/UFMA, a versão digital do livro “Experiências Exitosas da Rede UNA-SUS-10 ANOS”, lançado em dezembro do ano passado. Composta por trinta capítulos, a obra apresenta em formato de artigos científicos as práticas, vivências e transformações promovidas pela instituição, no âmbito da educação permanente em saúde, ao longo de uma década de trabalho.


Quem assina o prefácio da obra é o Reitor da Universidade Federal do Maranhão, Prof. Dr. Natalino Salgado Filho, além de atuar como um dos organizadores do livro. Importante incentivador, articulador e entusiasta do sistema UNA-SUS desde os primeiros anos de sua implementação, ele aproveita o espaço para destacar as potencialidades que identificou para formação continuada de profissionais e estudantes da saúde com investimento no ensino a distância, quando essa modalidade de ensino ainda estava se consolidando no país.


Além disso, ressalta ainda a importância da cooperação e do comprometimento de gestores qualificados e imbuídos de um propósito maior: fortalecer a saúde pública brasileira a partir de ações e iniciativas que refletem o nosso tempo, com dinamismo, pesquisa e inovação tecnológica.


Como uma das pioneiras na Rede, a UNA-SUS/UFMA vem desempenhando papel fundamental nessa trajetória de sucesso, com a produção de ofertas educacionais que aliam perspectivas pedagógicas e inteligência criativa. Para o livro, a instituição contribuiu com o artigo Game Cases: Uma abordagem interdisciplinar para o design de jogos sérios de casos clínicos, em que discorre sobre o desenvolvimento e a produção de um sistema de gamificação como recurso educacional na área de medicina e odontologia.


UNA-SUS 10 ANOS

Um dos pilares do Sistema UNA-SUS é o processo de ensino-aprendizagem flexível, motivacional e, sobretudo, que garanta autonomia ao estudante. A partir de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, são desenvolvidas diversas metodologias centradas na experiência do cursista. Durante a última década, a UNA-SUS não apenas cresceu – hoje a Rede conta com mais de 30 instituições federais – como tornou-se referência internacional no que tange à democratização do ensino.



29 visualizações0 comentário
bottom of page