...
 

Projetos Sociais desenvolvem atividades

Os Projetos Sociais da Fundação Josué Montello, desenvolvem atividades nos bairros

Liberdade e Bequimão, nos projetos: Biti Orum e Girassóis.


O mês de abril foi marcado pelo Projeto Biti Orum, a partir da realização da entrevista na Rádio Guará, no programa Axé Cultura, que tem como responsável o Babalorixá Itabajara.


A Rede de Juventude de Terreiro Liberdade Fé Em Deus, que está dentro do Projeto Biti Orum, e nasceu em 2021 a partir das reuniões do Projeto, articulou reunião onde tratou das ações da Fundação Josué Montello dentro da Liberdade desde o ano de 2012 com as associações culturais, dos avanços que tiveram as associações a partir das práticas e do protagonismo juvenil, que levou os jovens a identificarem suas necessidades, buscar tratar das políticas públicas e em 2020 criar a Rede de Juventude de Terreiro Liberdade Fé Em Deus, e que estão articulando um mais novo projeto no bairro aurora.

O Mês de abril, foi marcado também pela LIVE que teve como temática: A Mulher na Cultura Maranhense, através do grupo Crioulas e Crioulos.

A Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão, lançou o edital para artistas, na perspectiva de sustentabilidade devido a pandemia.


Nesse período a Fundação Josué Montello, contribuiu com 15 jovens, onde elaborou projetos e sistematizou as atividades focadas nas atividades culturais dos jovens, o que resultou em 13 jovens comtemplados com o auxílio emergencial através de vídeos mostrando suas aptidões dentro da cultura maranhense.


ATIVIDADES DE MAIO

O ILÊ ASHÉ OGUM SOGBÔ, terreiro do bairro Liberdade, parceiros da Montello, nas atividades do Projeto Biti Orum, realizaram em parceria com CTA das ruas atendimentos focados na saúde, onde os testes rápidos foram realizados, além de informações nas rodas de conversa, sobre DST’S, e HIV AIDS.


A importância e necessidade das informações serem repassadas a juventude, principalmente em tempos de PANDEMIA, tendo em vistas que os riscos podem ainda ser bem maiores, diante de todo o cenário que estamos passando.


As LIVES, são atividades que estão sendo realizadas semanalmente, para manter as informações dos grupos culturais e ainda o vínculo entre os grupos, que devido a pandemia deixou muitos jovens afastados tanto de suas atividades quanto do convívio com os amigos.


ATIVIDADE DO MÊS DE JUNHO


O ILÊ ASHÉ OGUM IGBALÉ E O ILÊ ASHÉ OBA IZOO, terreiros parceiros que agregam um quantitativo de jovens meninos e meninas do Projeto Biti Orum, realizaram atividade com foco na saúde, em parceria com o CTA DAS RUAS.

Na oportunidade as informações foram sistematizadas em forma de diálogo após atendimentos e vacinação.


O C.T.A (Centro de Testagem e Acolhimento), das ruas tem o objetivo de levar até as associações informações sobre as DST’S e HIV AIDS, além de encaminhar a partir do que foi detectado nos exames tipo teste rápido, às unidades de saúde.


O mês de junho, a PLAN INTERNACIONAL, OFERTOU À FUNDAÇÃO JOSUÉ MONTELLO/PROJETOS SOCIAIS, kits de absorvente na perspectiva de que seja realizado o diálogo com as meninas com idade de 12 a 18 anos.


O diálogo fala sobre: MENSTRUAÇÃO SEM VERGONHA E SEM TABU.


A coordenação de Igualdade Racial do município de São José de Ribamar, realizou reunião de articulação com a FJMONTELLO/ Projetos Sociais.

Associações do bairro Liberdade com atividades no mês de junho em parceria com o Projeto Biti Orum.

1. Crioulas e Crioulos

2. Batuk do Mará

3. Bumba Meu Boi da Floresta.



ATIVIDADES DOM MÊS DE JULHO


O mês de julho, os Projetos Sociais da Fundação Josué Montello, desenvolveu através do Projeto Biti Orum, atividades focadas na temática: MENSTRUAÇÃO SEM VERGONHA E SEM TABU, na oportunidade, foi feita a parceria com a PLAN INTERNCIONAL, que doou 300 absorventes á serem entregues às meninas do Projeto.


As meninas em reunião decidiram realizar a entrega no bairro liberdade e no bairro aurora, com diálogo sobre a temática.


No decorrer dos encontros, as meninas decidiram formar dentro do BITI ORUM, NO NÚCLEO DENOMINADO MENINAS DE EUGÊNIA, com o objetivo de discutir e sobre temáticas focadas nas meninas.



9 visualizações0 comentário