...
top of page

Sábado de cidadania no Anjo da Guarda


Durante toda a manhã deste sábado (29) foi realizada no bairro Anjo da Guarda, em São Luís, a ação Espaços de Cidadania. A atividade coordenada pela Fundação Josué Montello, em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE), ofereceu diversos serviços voltados à saúde, educação e cultura às comunidades de matriz africana da região Itaqui-Bacanga e do seu entorno.

Um grande número de crianças, além de jovens, adultos e idosos participou de diversas oficinas e pode ter acesso à serviços essenciais. Segundo a dona de casa Rosineide Lima, moradora do bairro, que aproveitou o momento para receber a vacina contra a gripe, foi muito positivo o evento, pois facilitou a vida de muita gente que não tem tempo durante a correria do dia a dia. “A gente fica presa com os afazeres de casa e nem lembra que ainda tem uma série de coisas. Encontrar tudo em um só lugar ajudou muito a gente”, destacou a participante.

Além da Imunização, um ‘Balcão Tira-dúvidas’ foi montado pela Defensoria para auxiliar a população em questões jurídicas.

A oficina de tranças e as dicas de higiene bucal encantaram crianças e adolescentes. Enquanto em uma das salas da Unidade Integrada Japiaçú, a equipe do grupo Mãos que Traçam coloria e modelava as diversas cabeleiras, na sala ao lado, a equipe do Serviço Social do Comércio (SESC) dava orientação sobre escovação, fazia aplicação de flúor e distribuía kits com pasta, escova e fio dental.

Na área externa da escola, o carro biblioteca do SESC envolvia a criançada através de histórias e de ensinamentos sobre comportamento.Um vasto material educativo sobre o combate ao tabagismo, direitos da mulher, hipertensão, dentre outros, também foi distribuído. Equipes técnicas estiveram a postos durante toda a atividade para atendimentos voltados à Terapia Familiar; Combate ao Tabaco; Melhores Hábitos de Vida; aferição da pressão arterial e testagem glicêmica.Alegrando o ambiente, uma roda, formada por crianças do Grupo Capoeira Magia, foi formada contagiando todos os presentes. Aulões de dança e alongamento completaram a programação.

Para a coordenadora de Projetos Sociais da Fundação Josué Montello, Gisele Padilha, o evento foi extremamente positivo, pois possibilitou o contato de pessoas da comunidade a uma série de serviços de forma rápida e gratuita. “Algumas pessoas sequer sabiam que tinham direito a esses benefícios e saíram daqui se sentindo mais valorizadas”, ressaltou. “A oferta é muito importante, mas fazer com que essas comunidades saibam quais são os seus direitos e deveres é tão importante quanto. E esse é um dos objetivos principais do evento”, concluiu Gisele.

Geap, Semus, Seduc e Eurofarma também participaram do projeto.

24 visualizações0 comentário
bottom of page